Mediação Escolar e Inclusão

JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

Há pouco mais de uma década, o Brasil tem aprovado leis relacionadas ao direito à Inclusão Educacional de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares de ensino público e privado.
Tendo em vista esta demanda, as escolas se encontram despreparadas para lidar com essa realidade e buscam formação para realizar as adaptações necessárias. Enquanto esse processo não acontece de forma efetiva as mesmas encontraram como recurso a contratação de profissionais de apoio junto aos alunos com necessidades especiais que os auxiliam na construção desse novo caminho.
Precisamos discutir sobre esse novo caminho: sua existência, regulamentação, formação, relacionamento com escolas e famílias, função etc. Fortalecer o assunto de forma acadêmica, a partir de aulas, simpósios e novas publicações.
Assim, através de nossa experiência na área, construímos espaços para cursos complementares sobre o tema há aproximadamente dois anos, que qualifica o profissional de apoio, professores, coordenadores, diretores, familiares e pessoas interessadas, atendendo, a média de 400 (quatrocentos) alunos por ano, havendo uma procura elevada a essa quantidade.
A partir de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (13.146-2015) será outorgada para garantir a permanência desses profissionais nas escolas, sob contratação institucional e não mais das famílias e por esse motivo nossa demanda de clientela tem crescido consideravelmente, em torno de 100%.
A Inclusão Escolar tem sido o grande desafio das escolas nas últimas décadas e estamos dispostos a colaborar com esse aperfeiçoamento.

OBJETIVO

Formar estudantes, profissionais, famílias e interessadas para compreensão dos desafios atuais de Inclusão Escolar, Políticas Públicas em Educação Especial e reflexão crítica sobre o papel do Mediador Escolar nessa dinâmica.

INÍCIO:

Sábados -  08h às 12h - Botafogo - Início Previsto:  05/08/2017

PÚBLICO ALVO

Estudantes, profissionais da área de Educação; professores, auxiliares, supervisores, coordenadores, orientadores, diretores e Saúde; terapeutas de todas as áreas, Mediadores Escolares, Famílias e interessados.

CARGA HORÁRIA TOTAL

48 HORAS

DURAÇÃO DO CURSO

3 MESES

VALOR

R$660,00 ou 3 parcelas de R$220,00

EMENTA

MÓDULO I – INCLUSÃO, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E MEDIAÇÃO ESCOLAR

MÓDULO II – POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS E AUTISMO.

MODULO III - MATERIAIS ADAPTADOS

METODOLOGIA

Nossas aulas são reflexivas. Disponibilizamos ambiente facilitador para que todas as experiências sejam os pontos de partida para a abordagem dos temas mencionados. Neste modelo, nosso aluno é o foco e buscamos fazer com que ele reflita sobre o seu cotidiano e criticamente sobre Mediação Escolar, a fim de transformar sua vida educacional.

O Curso oferece:

- Convênios com escolas para estágio de observação.
- Realização e Participação de Eventos.
- Grupos de Estudos e Publicações.
- Pós-lançamento com autora de "Avaliação, Autismo e Mediação Escolar".
- Material on-line e Impresso.

Informações e inscrições:

Telefone: (21) 2554-8036 - Ramal 231/ 972031038 (Coordenação )
Email: extensao@usu.edu.br / cemeiusu@gmail.com

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00