Paisagismo – Espaço, Vegetação e Projeto

Curso: Paisagismo – Espaço, Vegetação e Projeto

Coordenador: Arq. Pais. Eduardo Barra

Outras Pessoas Envolvidas no Projeto: Prof. Marco Cavalcanti

Descrição: A carência de cursos de especialização na área de paisagismo, de extensa abrangência, induz à disponibilização de um grande leque de informações, introduzindo formas de pensar e organizar o trabalho com a paisagem, campo de interesse não só de arquitetos e estudantes de arquitetura, mas de biólogos, engenheiros agronômicos e florestais, e ambientalistas em geral, capaz ainda de aglutinar profissionais de outras áreas e com diferentes características de formação. Dessa forma, aborda a percepção da paisagem não só de forma ampla, mas também na escala do detalhe, empregando exemplos do cotidiano das cidades como instrumentos para a fixação de conceitos e a aplicação prática dos conhecimentos.

Introdução ao Paisagismo

Conceitos básicos; Homem e natureza: a paisagem como metáfora; Formação do espaço externo; Tipologias do espaço externo.

Conformação e composição do espaço externo

Elementos de conformação do espaço externo e respectivos elementos de composição. Materiais de pavimentação; Mobiliário; O uso da água como elemento de composição; Escadas, rampas, muretas, etc.; O jardim.

História dos jardins

As grandes estruturas de parterres e de forma orgânica e suas relações espaciais com a arquitetura; As tradições do Islã, chinesa e japonesa; As grandes estruturas modernas no séc  20 e as diversas rupturas americanas; O culturalismo inglês. A escola do mediterrâneo e a forma estruturada brasileira.

A água no paisagismo

O uso da água no paisagismo e desenho urbano; Vegetação aquática tropical e subtropical; Anatomia dos jardins aquáticos brasileiros – caixas embutidas e canteiros aquáticos – desenho e projeto, A tradição latina e anglo-saxônica.

Paisagismo Contemporâneo

Os grandes paisagistas contemporâneos e suas obras, das grandiosas às de pequeno porte; Os ambientes tratados paisagisticamente nos séculos XX e XXI.

Composição de jardins

Conceitos básicos de organização estética e funcional; Pequeno histórico das composições formais de jardins; Ecossistemas e composições naturais: associação entre espécies e famílias botânicas.

Biomas brasileiros

Biomas e ecossistemas no Brasil; A flora nativa.

Vegetação

O Reino Plantae; Agrupamentos por função e hábito; Noções de Sistemática (Taxonomia); Lineu e os critérios de nomenclatura botânica; Noções básicas de Organografia; Angiospermas, Gimnospermas e Pteridófitas; Principais famílias botânicas com uso em paisagismo.

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentação em sala dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o curso, seguidos de debates; Avaliação final do curso.

Total de horas do Projeto: 40 horas (4 horas semanais)

Valor: R$ 1320,00 (4 parcelas de R$ 330,00)

Início Previsto:  04/10/2017

Contato: extensao@usu.edu.br

Tel: (21) 2554-8036 - Ramal 231

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00