Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído

Descrição Geral

A Coordenação do Programa, no uso de suas atribuições, resolve abrir as inscrições do processo seletivo para o Curso de Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído (MPGTQAC), conforme previsto no Edital 2018.1. As etapas eliminatória e classificatória serão realizadas em 16 de março de 2018, das 16h00 às 22h00 (sexta-feira), por ordem alfabética. As inscrições estarão abertas a partir de 10 de novembro de 2017.


O MPGTQAC tem como público-alvo portadores de diploma de nível superior interessados em especialização interdisciplinar na área da gestão do trabalho para a qualidade do ambiente construído, com prioridade para os profissionais dos setores público e privado envolvidos em atividades profissionais vinculadas a essa área temática e docentes e candidatos à docência em cursos de graduação e pós-graduação.

 

DAS INSCRIÇÕES

Inscrições

Os candidatos poderão optar por uma das três formas de inscrição:

  1. a) Mediante a entrega da documentação especificada no subitem 1.4, na Secretaria da Pró-Reitoria do MPGTQAC, situada no Campus da Universidade Santa Úrsula, na Rua Fernando Ferrari, 75 - Prédio 1, no 2º andar, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22231-040;

  2. b) mediante a remessa por Sedex (ou equivalente) da documentação solicitada para a Secretaria supramencionada, no endereço acima, considerando-se o dia 09 de março de 2018 como o último dia para postagem;

  3. c) mediante envio por e-mail para coordenacao.mpgtqac@usu.edu.br de arquivo em extensão pdf contendo a digitalização da documentação especificada no subitem 1.4.

Prazo de inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 10 de novembro de 2017 até 09 de março de 2018 às 23:59 horas.

Identificação

No ato da inscrição, toda documentação deverá ser entregue dentro de um envelope identificado com o nome do (a) candidato (a) ou, no caso de remessa por e-mail, em arquivo digital nomeado com nome e sobrenome do candidato.

Cancelamento Sumário

O candidato(a) que não apresentar qualquer documento requerido conforme acima discriminado, terá sua inscrição automaticamente cancelada.

PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA

Os candidatos (as) aprovados (as) até o limite de vagas oferecidas terão direito a matricular-se como alunos regulares do MPGTQAC, obedecendo aos prazos e normas fixadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Extensão. O (A) candidato (a) será imediatamente substituído (a) pelo (a) próximo (a) candidato (a) aprovado (a), caso não compareça ou não apresente a documentação necessária no prazo estabelecido para a realização da matrícula.

. Caso deseje entrar com recurso, o (a) candidato (a) terá até às 17 horas de 20 de março de 2018 para fazê-lo e o resultado lhe será comunicado até às 12 horas de 23 de março de 2018.

A matrícula de cada candidato será feita por disciplina conforme plano de estudos recomendado pelo respectivo professor orientador.

Dos candidatos aprovados no Exame de Seleção, será exigida a apresentação dos seguintes documentos no ato da matrícula:

- Duas cópias autenticadas do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação, em qualquer área de conhecimento;
- Uma cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
- Duas fotos 3x4 recentes;
- Uma cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Uma cópia legível da Carteira de Identidade;
- Uma cópia legível do CPF;
- Uma cópia legível do Título de Eleitor;
- Comprovante do pagamento da 1ª cota do contrato de prestação de serviços educacionais, efetuado na Tesouraria da USU, para efetivação do plano de estudos.

INÍCIO DO CURSO

Regime modular: 12 de abril de 2018 (quinta-feira)

DIAS E HORÁRIOS DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS

Os aprovados deverão dispor de, no mínimo, 12 horas semanais para as atividades obrigatórias e optativas, incluindo aulas, orientações e atividades técnicas e de pesquisa.

Modular: As disciplinas serão oferecidas no formato modular, em dois momentos por semestre. No primeiro semestre (2018.12), 12 de abril de 2018 (quinta-feira) a 21 de abril de 2018 (sábado) e de 13 de junho (quinta-feira) a 23 de junho (sábado), nos horários de 9:00 horas às 19:00 horas (segundas-feiras a sábados). Para os demais semestres será divulgado calendário oportunamente. Cada estudante deverá integralizar 30 (trinta) créditos, respeitando o quantitativo de disciplinas obrigatórias e optativas, cada disciplina equivalendo a 3 (três) créditos.

Linhas de Pesquisa

Obtenção de Título e Objetivo

LINHAS DE PESQUISA  

Projeto de Ambientes Acessíveis

Direito, Ética e Cidadania nas Organizações

Avaliação e Certificação de Ambiente Construído

 

Outras Informações

CRITÉRIOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM GESTÃO DO TRABALHO PARA A QUALIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Para a obtenção do Título de Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído, além da defesa de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o aluno deve submeter um artigo para publicação em revista com classificação Qualis nos estratos A ou B, cumprir um mínimo de 600 (seiscentas) horas de formação, correspondentes a um mínimo de 30 (trinta) créditos acadêmicos, dos quais 09 (nove) em seminários obrigatórios de preparação e desenvolvimento do TCC e 21 (vinte e um) créditos relativos às diversas atividades acadêmicas, obrigatórias e optativas (disciplinas, seminários, grupos de estudo e discussão, entre outras).

O plano de estudo relativo aos 30 (trinta) créditos (600 horas) está assim configurado: 12 (doze) créditos em atividades acadêmicas obrigatórias, 09 (nove) créditos em atividades acadêmicas optativas e 09 (nove) créditos em atividades acadêmicas obrigatórias relativas ao TCC (três seminários, sendo dois tutoriais com o orientador e um relativo ao trabalho de conclusão de curso).

Cada atividade acadêmica vale 03 créditos, perfazendo um total mínimo de 10 atividades acadêmicas.

As atividades acadêmicas optativas deverão ser definidas pelo respectivo professor orientador considerando as necessidades de formação do aluno e do trabalho de conclusão do curso a ser desenvolvido.

Aos alunos do MPGTQAC portadores de certificados de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu poderá ser concedido o aproveitamento de no máximo 06 (seis) créditos, mediante a indicação do professor orientador, independentemente do número de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu que tenha concluído.

Os candidatos aprovados irão também colaborar com os demais projetos em andamento do projeto de pesquisa a que se vincular, além de realizar supervisão e orientação de bolsistas de iniciação científica e, eventualmente, em atividades docentes junto aos cursos de graduação, vinculados à Pró-Reitoria de Graduação da USU. São obrigatórias ainda as participações nos seminários e reuniões internas de cada grupo de pesquisa.

OBJETIVOS DO CURSO

1.    Objetivo geral

O MPGTQAC-USU tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão do trabalho de forma qualificada, crítica e transformadora, principalmente, considerando os diferentes enfoques sobre o ser humano e suas relações com o trabalho e a conformidade do ambiente construído com os preceitos do desenho universal. 

2.    Objetivos específicos

Formar e capacitar profissionais qualificados para:

  • exercer a prática profissional avançada, crítica, ética e integral com base nas melhores evidências científicas, nas preferências do indivíduo, na experiência profissional e nos recursos disponíveis, por meio da apropriação e aplicação do rigor metodológico;
  • produzir, avaliar, transferir e divulgar tecnologias, conhecimentos e valores para a sociedade, aplicados à prática e ao ensino no campo da gestão do trabalho para a qualidade do ambiente construído, por meio de uma ação interdisciplinar que articule teoria e prática (reflexão e ação);
  • desenvolver a pesquisa como uma atividade técnico-científica, reflexiva e criadora, fundamental na compreensão e na busca de soluções para problemas relevantes no processo de trabalho e ensino na sociedade;
  • planejar ambientes físicos e virtuais adequados às necessidades dos usuários e em conformidade com os preceitos do desenho universal;
  • exercer a docência nos ensinos técnico e superior.

Mais Informações

PERFIL DO EGRESSO

A Gestão do Trabalho, dos pontos de vista tecnológico, organizacional e humano, vem exigindo do gestor a capacidade de liderar equipes multidisciplinares e gerenciar o desenvolvimento de sistemas, projetos, instalações, processos e produtos complexos e de concepção interdisciplinar.  

A concepção do MPGTQAC/USU, considerando as políticas públicas de acessibilidade e mobilidade urbana, o censo do IBGE e as necessidades do mercado de trabalho, visa à formação de um profissional capacitado à gestão do trabalho, apto a fomentar o sucesso sustentável das organizações e da sociedade, levando em conta a qualidade do ambiente construído em conformidade com os preceitos do desenho universal.  

A função do gestor é complexa pela necessidade de gerenciamento de equipes multidisciplinares, exigindo competências e habilidades para lidar e resolver os mais diversos problemas da sociedade contemporânea: ética, acessibilidade, responsabilidade social e sustentabilidade organizacional. Busca-se assim, desenvolver no profissional uma visão ampla que o capacite a gerenciar o trabalho de forma qualificada, crítica e transformadora, principalmente, considerando diferentes enfoques sobre o ser humano e suas relações com o trabalho e qualidade do ambiente construído, incluindo acessibilidade a sistemas, projetos, instalações, processos e produtos. 

Com este enfoque, reúne-se nesta proposta um corpo docente multidisciplinar das áreas Tecnológica, Saúde, Humanas e Sociais, com o desafio maior de desenvolver projetos de pesquisa na área de concentração em gerência do trabalho para a qualidade do ambiente construído, dentro de linhas de pesquisa nos campos da ergonomia, acessibilidade, direito, ética, responsabilidade social e qualidade.  Neste contexto, considera-se a qualidade do ambiente construído como sendo a conformidade de sistemas, projetos, instalações, processos e produtos com os preceitos do Desenho Universal. 

Assim, sustentado em uma base interdisciplinar, o egresso do curso será capaz de: 

  • Analisar a atividade laboral sob a ótica da ética e do direito, com senso crítico e liderança e diferentes visões sobre o ser humano e suas relações com o trabalho e a qualidade de vida em ambientes construídos; 
  • Gerenciar o trabalho com visão e conceitos mais amplos, onde qualidade de vida do ser humano seja relevante para o sucesso sustentado das organizações; 
  • Planejar o ambiente de trabalho com foco na ergonomia e acessibilidade, atentando para a ética, o direito e a conformidade de sistemas, projetos, instalações, processos e produtos aos preceitos do desenho universal;
  • Produzir conhecimento e inovação tecnológica na área temática do MPGTQAC, transformando as práticas da gestão do trabalho por meio da incorporação dos conceitos de ergonomia, acessibilidade, ética, direito, responsabilidade social e qualidade;
  • Atuar na formação de recursos humanos nas diferentes vertentes da gestão do trabalho para a qualidade do ambiente construído; 
  • Analisar e gerenciar a aplicação da automação em projetos, instalações, processos e produtos com foco nos preceitos do desenho universal. 

DO PRAZO DE DURAÇÃO E VALOR DO CURSO

O curso tem um prazo de duração de 4 (quatro) semestres letivos (24 meses). Em casos excepcionais e a critério do professor orientador, o aluno poderá solicitar ao Colegiado do Curso a extensão do prazo por, no máximo, 01 (um) semestre letivo (06 meses). Neste caso, o contrato de prestação de serviços educacionais será prorrogado por mais 1 (um) semestre letivo.

O valor do investimento no curso será de R$ 1.815,00 mensais, sendo atualizado anualmente conforme índice oficial.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Compete a Diretoria de Pós-Graduação e Extensão definir as ações complementares para a realização deste processo de seleção e para as matrículas, decidindo sobre os casos omissos.

Os candidatos não aprovados deverão retirar a sua documentação até 30 dias após a divulgação dos resultados do processo de seleção. Após este período, as mesmas serão destruídas.

As inscrições que não obedecerem às normas estabelecidas no presente edital não serão aceitas pela Banca Examinadora.

DAS VAGAS

As vagas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade no quadro abaixo. Os candidatos concorrem apenas para as vagas na linha em que se inscreveram, e os candidatos melhor pontuados naquela linha serão os selecionados.

As vagas remanescentes de uma determinada linha de pesquisa poderão ser remanejadas para atender à demanda de candidatos aprovados nas demais linhas de pesquisa.

 Linhas de Pesquisa:

Vagas

 PROJETO DE AMBIENTES ACESSÍVEIS

6

 DIREITO, ÉTICA E CIDADANIA NAS ORGANIZAÇÕES

4

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE AMBIENTE CONSTRUÍDO

2

 

 

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00