![]() |
|
||
Turno | Carga Horária Total | Titulação | |
Noturno | 3.200 h/a | Bacharelado | |
Resolução nº 01 de 21/03/2016 |
Olá sou Coordenador do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Santa Úrsula. Docente do Mestrado em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído desta IES. Entre setembro de 2018 a maio de 2019 organizei duas Feiras de Estágio e Oportunidades, que contou com mais de 20 empresas, dentre elas Banco Santander, Eletrobras, Lojas Americanas, Odebrecht, Mac Donald´s, Casa&Video, Microlins e Reserva. Fui contemplado no Edital Faperj para Iniciação Científica de 2018.2. Fui contemplado também no Edital Faperj Auxílio ao Pesquisador Recém-contratato, em 2019. Em 2016 e 2015 escrevi dois APCNs de Mestrado Profissional. Um em Saúde e Qualidade de Vida e outro em Estudos do Esporte. Criei o Curso de Condutor de Turismo Esportivo para a Rede Faetec em 2016. Organizei, em 2017, o Fórum de Estudos Olímpicos e o também o livro de resumos que contou com 52 trabalhos apresentados nesta edição do evento. Organizei também o evento nacional sobre as novas diretrizes do Bacharelado em Educação Física com a presença de representantes do MEC e do CONFEF no ano de 2016. Sou parecerista do Grupo Abril para o Guia do Estudante do Ensino Superior. Tenho mais de 25 anos de experiência na esfera pública no ensino básico e 18 no superior. Tenho experiência como pesquisador no exterior, tendo feito doutoramento sanduíche na Escócia (2003) e apresentado trabalhos completos em congressos realizados em Vancouver (2006), Stirling (2007), San Diego (2010) e Barcelona (2011). Na área de gestão, fui Coordenador de Cursos de Pós-Graduação em nível Lato Sensu de Educação Física entre os anos de 2005 a 2010, além de coordenador adjunto de Curso de Graduação em Licenciatura e Bacharelado durante os anos de 2007 a 2010. Tenho publicado mais de 60 artigos acadêmicos em revistas indexadas. Sou parecerista de diversas revistas acadêmicas entre elas Revista Movimento, RBCE, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Ciência e Saúde Coletiva, Estudios Sociológicos, Interface- Comunicação, Saúde, Educação, Salusvita, Podium Sport, Leisure e Tourism, Computers in Human Behavior, African Education Review e a International Review for the Sociology of Sport e Cadernos UniFOA, realizando uma média de 20 pareceres sobre artigos acadêmicos e projetos de pesquisa por ano. Sou Editor Científico da Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde. Sou autor de dois livros, um sobre o jogo queimado na educação física escolar e outro sobre projetos esportivos sociais dos campeões da Copa do Mundo de 1994, além de diversos capítulos de livros na área de esporte com temáticas sobre voluntariado, mídia, migração, legados e análise do discurso em pesquisas qualitativas. Fui professor permanente do Programa Stricto Sensu de Educação Física da Universidade Gama Filho. Tenho 2 orientações de doutorado e 1 de mestrado concluídas. Fui professor colaborador do Programa de Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ. Trabalho como consultor de Projetos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Instituições de Ensino Superior. Conclui o Curso de Liderança e e Gestão com pessoas no Governo do Estado do Rio de Janeiro realizado pelo CEPERJ, com carga horária de 48 horas em 2019. Concluí o Curso Geral de Propriedade Intelectual oferecido pelo INPI com carga horária de 60 horas no ano de 2016. Tenho uma co-orientação de mestrado e uma de iniciação científica iniciadas em 2018. Organizei o evento denominado "Cursos de Férias da Extensão" na Universidade Santa Úrsula, em janeiro de 2019. Organizei neste mesmo ano o Seminário Esporte e Turismo: o Rio Pós Megaeventos que contou com as seguintes entidades: Riotur, HotéisRio, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Tembici (Bike Itaú) e Spiridon (Maratona do Rio). Sou parecerista ad-hoc da Capes. |
|
POR QUE DEVO ESCOLHER O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA? | |
O Curso de Bacharelado em Educação Física está voltado para mercado de trabalho que tem o Esporte como elemento principal de intervenção profissional. Os Profissionais de Educação Física estão habilitados para intervir na melhoria da saúde e qualidade de vida da população, para a prática esportiva para crianças e adultos e comprometidos com envelhecimento saudável, além do trato com pessoas com deficiência. |
|
PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO | |
A ênfase nas inovações tecnológicas, nas práticas esportivas ao ar livre – tais como as corridas de rua e os exercícios funcionais, no legado dos megaeventos esportivos no Rio de Janeiro e no empreendedorismo – tais como as assessorias esportivas espalhadas pela Cidade sendo estes, discutidos durante o tempo de formação. |
|
MERCADO DE TRABALHO |
|
O Bacharel em Educação Física é habilitado a trabalhar em um vasto campo profissional: empresas – ginástica laboral –, clubes esportivos, escolas de esporte, condomínios, academias, projetos sociais e hospitais, por exemplo. O profissional também é incentivado a empreender num campo de trabalho que se encontra em franca ascensão: o da individualização da prática da atividade física, ou como é mais conhecido no mercado, o profissional trainer. |
|
DIFERENCIAIS | |
|
|
O Bacharel em Educação Física é habilitado a trabalhar em um vasto campo profissional: empresas – ginástica laboral –, clubes esportivos, escolas de esporte, condomínios, academias, projetos sociais e hospitais, por exemplo. O profissional também é incentivado a empreender num campo de trabalho que se encontra em franca ascensão: o da individualização da prática da atividade física, ou como é mais conhecido no mercado, o Profissional Trainer.
Disciplinas | Carga Horária |
Anatomia Humana | 80 hs |
Anatomia Humana | 60 hs |
Atividades Rítmicas | 40 hs |
Atividade Física em Academia e Personal Trainning | 80 hs |
Atividade Física, Estilo de Vida e Lazer | 80 hs |
Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas | 40 hs |
Bioquímica e Biofísica | 80 hs |
Ciências do Treinamento Esportivo | 80 hs |
Ciência Política e Políticas Contemporâneas | 80 hs |
Cinesiologia Humana | 80 hs |
Desenvolvimento do Pensamento | 80 hs |
Desenvolvimento Social e Humano | 80 hs |
Educação Física e Saúde | 40 hs |
Educação Física para Deficientes | 80 hs |
Esportes Coletivos I | 80 hs |
Esportes Coletivos II | 80 hs |
Esportes Coletivos III | 80 hs |
Esportes Coletivos IV | 80 hs |
Esportes Individuais I | 80 hs |
Esportes Individuais II | 80 hs |
Esportes Individuais III | 80 hs |
Estágio Supervisionado I | 200 hs |
Estágio Supervisionado II | 200 hs |
Fisiologia Humana | 80 hs |
Fisiologia do Esforço | 80 hs |
Gestão e Marketing Esportivo | 80 hs |
Ginástica Laboral | 80 hs |
História da Educação Física e Esportes | 40 hs |
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras | 40 hs |
Medidas e Avaliações | 80 hs |
Metodologia da Educação Física e dos Esportes | 40 hs |
Metodologia do Ensino das Lutas | 40 hs |
Metodologia do Ensino do Atletismo | 80 hs |
Metodologia do Ensino dos Esportes Aquáticos | 80 hs |
Metodologia do Ensino da Dança | 80 hs |
Nutrição Aplicada à Atividade | 80 hs |
Projeto Integrador I ( empreendedorismo Social, Educação, Étinico-racial) | 80 hs |
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) | 80 hs |
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) | 80 hs |
Projeto Integrador IV (Primeiros Socorros) | 40 hs |
Sustentabilidade e Desenvolvimento | 80 hs |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 hs |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 hs |
Tópicos Especiais | 40 hs |
Comportamento Motor e Aprendizagem Motora | 80 hs |
Endereço: Prédio VI – Rua Fernando Ferrari, 75 – Botafogo
Endereço: Avenida Brás de Pina, 1744 – Vila da Penha
Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro
Lattes: confira o currículo lattes