#
Linhas de Pesquisa

PROJETO DE AMBIENTES ACESSÍVEIS

Tem como objetivo desenvolver e adequar projetos que identifiquem e solucionem barreiras ao acesso nos diferentes ambientes construídos, discutindo modelos que permitam desenvolver novos projetos já inclusivos e adaptar projetos existentes, à luz da legislação vigente. Pretende-se discutir não apenas as condições do posto de trabalho, mas todos os aspectos relacionados à mobilidade, ao conforto e à segurança, considerando-se a mobilidade no interior das edificações e em áreas externas, como as vias públicas e os meios de transporte. A relevância desta discussão tem como base não só os novos paradigmas da sociedade, mas a necessidade de atendimento à legislação a adequação dos meios de produção à grande demanda gerada pela expansão das oportunidades de trabalho, consequência dos eventos citados previamente. A importância social da garantia à acessibilidade fez com que a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT franqueasse ao público a aquisição de normas que tratam da acessibilidade incluindo a NBR 9050 que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e a NBR 14022 que trata da  acessibilidade em veículos de transporte de passageiros. Mas a percepção de acessibilidade não se esgota nesta dimensão física a ultrapassa para incorporar a concepção de acessibilidade plena, ancorada na perspectiva do desenho universal e da cidadania.

 

DIREITO, ÉTICA E CIDADANIA NAS INSTITUIÇÕES

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a inserção das instituições no sistema social mediante os princípios constitucionais e éticos que propiciam o atendimento de suas necessidades econômicas. Tais necessidades devem ser compreendidas e interpretadas à luz dos impactos que trazem ao sistema e da responsabilidade social, fatores relevantes para o exercício da cidadania. As organizações públicas e privadas, compreendidas como um ambiente construído, devem ser avaliadas através do comportamento ético que permeia suas práticas e decisões, tanto interna quanto externamente. Sua perspectiva cidadã não deve ser medida apenas através de projetos socialmente responsáveis, mas a partir do seu comportamento legal, econômico, ético e sua função social, inclusive, refletindo sobre as relações de poder e cultura no âmbito das organizações complexas, corroborando para qualidade de vida, saúde do trabalhador e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

 

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE AMBIENTE CONSTRUÍDO

Nesta linha de pesquisa objetiva-se desenvolver estudos para atender as novas exigências nos processos de planejamento de espaços, visando a qualidade do ambiente construído esperada pela sociedade. Considerando a necessidade de compreensão que o profissional deve obter para atendimento das demandas dos usuários e de suas atividades no ambiente de trabalho, é essencial a formação multidisciplinar deste profissional objetivando a integração entre gestão, estudos de processos nas suas várias fases e avaliação do ambiente em uso. Incluem-se nesses estudos os padrões normativos da ABNT/ISO/OHSAS/AS sobre acessibilidade e diferentes sistemas de gestão, com ênfase no atendimento às necessidades dos usuários de ambientes construídos em conformidade com os preceitos do desenho universal (NBR 9050), no meio ambiente (NBR ISO 14001), na segurança e saúde ocupacional (OHSAS 18001) e na responsabilidade social (NBR 16001 e SA 8000), e o sistema brasileiro de certificação da  conformidade e seus mecanismos de avaliação. A avaliação do ambiente em uso não se limita a perspectiva de uma acessibilidade física abarcando uma concepção de acessibilidade plena.

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
21 - 2554-8036
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
21 - 3579-0730
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00