Mestrado USU

Mestrado USU

MESTRADO MPGTQAC

O Mestrado se propõe a pensar a gestão do trabalho de forma interdisciplinar, crítica e transformadora em um processo de interação e integração entre o ambiente construído, a acessibilidade plena, o desenho universal, a qualidade de vida e saúde, a cidadania e o conforto.

Nosso objetivo é ofertar uma educação de qualidade preparando profissionais para as transformações e exigências da realidade e para as novas e complexas possibilidades do mercado de trabalho.

Coordenação

Coordenador(a): Dr. Adriano Rosa - Horário: 10h às 21h
Email: coordenacao.mpgtqac@usu.edu.br
Telefone: 21-3400-4354

Objetivos

Capacitar profissionais para a gestão do trabalho com foco na qualidade do ambiente construído, de forma crítica e transformadora, considerando diferentes enfoques do ser humano e suas relações com o trabalho, a qualidade de vida e a saúde, incluindo ambientes virtuais e físicos (instalações, sistemas, projetos, processos e produtos), ressaltando, também, a importância da acessibilidade para todos. 

  • Exercer a prática profissional avançada, crítica, ética e integral com base em evidências científicas e nos recursos disponíveis, por meio da aplicação do rigor metodológico;
  • produzir, avaliar, transferir e divulgar tecnologias, conhecimentos e valores para a sociedade, aplicados à prática e ao ensino no campo da gestão do trabalho para a qualidade do ambiente construído, por meio de uma ação interdisciplinar que articule teoria e prática (reflexão e ação);
  • desenvolver a   pesquisa   como   atividade   técnico-científica,  reflexiva  e criadora, fundamental na compreensão e na busca de soluções para problemas  relevantes  no  processo  de  gestão  da qualidade do ambiente construído e na realização da cidadania;
  • compreender o planejamento de ambientes   físicos   e   virtuais,  sistemas,  instalações,  projetos, processos e produtos adequados ao uso e de acordo com as necessidades dos usuários, tendo como referência a acessibilidade e o desenho universal e
  • exercer a docência nos ensinos técnico e superior.

Estrutura Curricular

  • Conforto ambiental, Acessibilidade e Sociedade;
  • Ergonomia e Ambiente Construído;
  • Ética e Responsabilidade Social;
  • Fundamentos da Pesquisa Científica;
  • Seminário de Projeto de TCC
  • Seminário de TCC I
  • Seminário de TCC II

Núcleo de Eletivas por linhas de pesquisa

Linha de Projetos de Ambientes AcessíveisEducação, Saúde e Desenvolvimento
Planejamento de Espaços de Trabalho
Projeto de Cor: Conforto, Segurança e Acessibilidade
Linha Direito, Ética e Cidadania nas InstituiçõesDireito e Cidadania
Sociologia do Trabalho
Ambiente e Qualidade de Vida

Linha Avaliação e Certificação de Ambiente ConstruídoAvaliação e Certificação do Ambiente Construído
Criação e Viabilidade de Projetos
Corpo, Cultura e Ambiente
Núcleo Eletivas UniversaisFundamentos de Pesquisa Qualitativa
Fundamentos de Pesquisa Quantitativa
Seminário Temático I
Seminário Temático II
Epistemologia

Linha de Pesquisa

PROJETO DE AMBIENTES ACESSÍVEIS

Tem como objetivo desenvolver e adequar projetos que identifiquem e solucionem barreiras ao acesso nos diferentes ambientes construídos, discutindo modelos que permitam desenvolver novos projetos já inclusivos e adaptar projetos existentes, à luz da legislação vigente.

Pretende-se discutir não apenas as condições do posto de trabalho, mas todos os aspectos relacionados à mobilidade, ao conforto e à segurança, considerando-se a mobilidade no interior das edificações e em áreas externas, como as vias públicas e os meios de transporte.

A relevância desta discussão tem como base não só os novos paradigmas da sociedade, mas a necessidade de atendimento à legislação a adequação dos meios de produção à grande demanda gerada pela expansão das oportunidades de trabalho, consequência dos eventos citados previamente.

A importância social da garantia à acessibilidade fez com que a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT franqueasse ao público a aquisição de normas que tratam da acessibilidade incluindo a NBR 9050 que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e a NBR 14022 que trata da  acessibilidade em veículos de transporte de passageiros.

Mas a percepção de acessibilidade não se esgota nesta dimensão física a ultrapassa para incorporar a concepção de acessibilidade plena, ancorada na perspectiva do desenho universal e da cidadania.

DIREITO, ÉTICA E CIDADANIA NAS INSTITUIÇÕES

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a inserção das instituições no sistema social mediante os princípios constitucionais e éticos que propiciam o atendimento de suas necessidades econômicas. Tais necessidades devem ser compreendidas e interpretadas à luz dos impactos que trazem ao sistema e da responsabilidade social, fatores relevantes para o exercício da cidadania. As organizações públicas e privadas, compreendidas como um ambiente construído, devem ser avaliadas através do comportamento ético que permeia suas práticas e decisões, tanto interna quanto externamente. Sua perspectiva cidadã não deve ser medida apenas através de projetos socialmente responsáveis, mas a partir do seu comportamento legal, econômico, ético e sua função social, inclusive, refletindo sobre as relações de poder e cultura no âmbito das organizações complexas, corroborando para qualidade de vida, saúde do trabalhador e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE AMBIENTE CONSTRUÍDO

Nesta linha de pesquisa objetiva-se desenvolver estudos para atender as novas exigências nos processos de planejamento de espaços, visando a qualidade do ambiente construído esperada pela sociedade. Considerando a necessidade de compreensão que o profissional deve obter para atendimento das demandas dos usuários e de suas atividades no ambiente de trabalho, é essencial a formação multidisciplinar deste profissional objetivando a integração entre gestão, estudos de processos nas suas várias fases e avaliação do ambiente em uso. Incluem-se nesses estudos os padrões normativos da ABNT/ISO/OHSAS/AS sobre acessibilidade e diferentes sistemas de gestão, com ênfase no atendimento às necessidades dos usuários de ambientes construídos em conformidade com os preceitos do desenho universal (NBR 9050), no meio ambiente (NBR ISO 14001), na segurança e saúde ocupacional (OHSAS 18001) e na responsabilidade social (NBR 16001 e SA 8000), e o sistema brasileiro de certificação da  conformidade e seus mecanismos de avaliação. A avaliação do ambiente em uso não se limita a perspectiva de uma acessibilidade física abarcando uma concepção de acessibilidade plena.

Grupos de Pesquisa

Avaliação e Adequação da Qualidade do Ambiente ConstruídoProf. Dr. Hilton Esteves de BerredoÉtica, Direito e CidadaniaProf Dr. Felipe Dutra Asensi

Professores

Dr. Adriano Rosaemail: adriano.rosa@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2571510463038870

Projetos:

Inter-relações sociedade e ambiente construído: cultura, cidadania e acessibilidade
Drª Ana Carolina de Gouvêa Dantas Mottaemail: ana.carolina@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7131847533990402

Projetos:

Estudos Organizacionais com ênfase em Ética e Gestão do Trabalho: uma abordagem crítica e interdisciplinar
Drª Cintia Mariza do Amaral Moreiraemail: cintiamariza.moreira@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6744020260043325

Projetos:

Ambiente construído, arquitetura, arte e design
Eduardo Ferraz Martinsemail: Eduardo.ferraz@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6375951309349167

Projetos:

Melhoria continua aplicada a qualidade do ambiente construído
Dr. Elirez Bezerra da Silvaemail: elirez.silva@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7486340493431857

Projetos:

Atividades Laborais e Saúde do Trabalhador
Dr. Felipe Dutra Asensiemail: felipe.asensi@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4332185218919925

Projetos:

Direitos Sociais, Inclusão e Responsabilidade Social
Dr. Hilton Esteves de Berredoemail: hilton.berredo@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4667958757466822

Projetos:

Espaços Públicos Formais e Informais - Documentação e Análise QualitativaProjetos de intervenção em espaços culturais, históricos e paisagísticos
Dr. Juliano Melquiades Vianelloemail: juliano.vianello@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6518828801778395

Projetos:

Análise e gerenciamento de projetos de ambientes acessíveis e sustentáveis
Dr. Rodrigo Chavesemail: rodrigo.chaves@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4304089525628471

Projetos:

Programas de Prevenção de LER/DORT para ambientes de trabalho
Ms. Marcelle Brandãoemail: marcelle.brandao@usu.edu.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2958319519862286

Projetos:

Gestão colaborativa para a qualidade do ambiente construído

Regime de Funcionamento e Número de Créditos/Hora

  • Regime Modular – dois módulos de uma semana e meia por semestre.
  • Cada disciplina oferece 3 créditos. O discente deve cursar as 7 disciplinas obrigatórias e mais 3 disciplinas eletivas, totalizando 30 créditos. Cada crédito é referente à 20 horas aulas, logo totalizando 600 horas ao final do curso.

Critérios de Obtenção de Título e Prazo do Curso

Perfil do Egresso

Sustentado em uma base interdisciplinar, o egresso do curso será capaz de:

  • Analisar a atividade laboral sob a ótica da ética e do direito, com senso crítico e liderança e diferentes visões sobre o ser humano e suas relações com o trabalho e a qualidade de vida em ambientes construídos;
  • gerenciar o trabalho com visão e conceitos mais amplos, onde qualidade de vida do ser humano seja relevante para o sucesso sustentado das organizações;
  • analisar, planejar e gerenciar o ambiente de trabalho com foco na ergonomia atentando para a ética e a conformidade de sistemas, projetos, instalações, processos e produtos aos conceitos de acessibilidade plena e desenho universal;
  • analisar e gerenciar a aplicação da automação em projetos, instalações, processos e produtos com foco no conceito de desenho universal;
  • produzir conhecimento e inovação tecnológica na área temática do programa, transformando as práticas da gestão do trabalho por meio da incorporação de conceitos de ética aplicada, ergonomia, acessibilidade e qualidade de vida e automação;
  • atuar na formação de profissionais nas diferentes vertentes da gestão do trabalho para a qualidade do ambiente construído.

Declaração

DECLARAÇÃO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO

DECLARAÇÃO DE BANCA DE DEFESA

Atas

ATA DE EXAME DE DEFESA

ATA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DEFESA