Bem-vindo ao NIP

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) é órgão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, responsável pela administração e estabelecimento dos programas institucionais de pesquisa. Apresenta caráter acadêmico e interdisciplinar, com a dimensão de sua atuação estendendo-se a todos os cursos da IES.

Missão 

Viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para promover a ampliação e consolidação da Pesquisa Científica, de modo a contribuir para o desenvolvimento regional e nacional por meio da formação de recursos humanos qualificados a atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora.

Visão 

Ampliar e consolidar a política de pesquisa da instituição contribuindo para a produção qualificada do conhecimento científico e tecnológico, bem como da interação com o setor produtivo para transferência de tecnologia e conhecimento científico.

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Regulamento do NIP



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Auxílio Eventos / Publicação

O NIP tem uma política de incentivo e de auxílio financeiro à participação em Eventos Científicos.

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Formulário de Solicitação de Aapoio



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Qualificação Docente

O NIP apoia o aprimoramento acadêmico e de titulação dos professores por meio de uma política de incentivo e de auxílio financeiro.

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Qualificação Docente



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Iniciação Científica



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Template para artigo científico



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Modelos de Relatórios

Veja alguns dos Compromissos do Aluno de Iniciação Científica:

  • Entregar até o dia 10 de cada mês o relatório mensal assinado pelo bolsista e pelo orientador com descrição sucinta das atividades realizadas;
  • Também deverão entregar o relatório semestral e final;
  • O atraso na entrega de um relatório mensal implicará o não recebimento do auxílio por parte do estudante e do orientador, ficando o recebimento do auxílio condicionado à regularização do relatório mensal;
  • O atraso na entrega dos relatórios mensais por dois meses consecutivos implicará o cancelamento imediato da bolsa e na devolução do montante recebido por parte do estudante e do orientador até o momento.

Baixe os modelos de relatórios

Modelo de Relatório Mensal



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Modelo de Relatório Semestral



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Modelo de Relatório Final



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Grupos de Pesquisa

Esta modalidade tem como objetivo apoiar atividades de grupos de pesquisa e/ou estudo, pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando à criação e consolidação de grupos de pesquisa a serem desenvolvidas na Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro.

Grupos de Pesquisa em pleno funcionamento:

Grupo de Estudos em Fisiologia e Saúde - GEFS


Lider do Grupo: Aparecido Pimentel Ferreira

Curso: Enfermagem


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Direitos Fundamentais e Políticas Públicas


Líder do Grupo: Adriano Portela de Amorim

Curso: Direito


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Aplicação de Agentes Biológicos e seus derivados em Biotecnologia


Líder do Grupo: Érica Soares Martins

Curso: Gestão Ambiental


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205.4 KB
Direito à Liberdade Religiosa e pespectiva do Brasil


Líder do Grupo: Francisco José Paulos Cabral

Curso: Direito


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Modelo de Relatório do Grupo de Pesquisa

Veja alguns dos Compromissos do Líder do Grupo de Pesquisa:

  • Entregar até o dia 10 de cada mês o relatório mensal assinado pelo líder do grupo com descrição sucinta das atividades realizadas;
  • Também deverão entregar o relatório semestral e final;
  • O atraso na entrega de um relatório mensal implicará o não recebimento do auxílio por parte do líder, ficando o recebimento do auxílio condicionado à regularização do relatório mensal;
  • O atraso na entrega dos relatórios mensais por dois meses consecutivos implicará o cancelamento imediato da bolsa e na devolução do montante recebido por parte do líder do grupo de pesquisa.

Baixe os modelos de relatórios

Modelo de Relatório Mensal



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Modelo de Relatório Semestral



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Modelo de Relatório Final



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Projetos

DIREITO À LIBERDADE RELIGIOSA NA PERSPECTIVA DO BRASIL DO SÉCULO XXI


Líder do Grupo: FRANCISCO JOSÉ PAULOS CABRAL

Curso: Direito


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16.9 MB
Estado, Democracia e Direito


Líder do Grupo: Graciele Neto Cardoso Lins Dutra

Curso: Direito


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857 KB
Grupo de Estudos em Sistemas de Gestão Ambiental Aplicados às Áreas Residenciais (Condomínios) – GESIGA


Líder do Grupo: Rosângela Laura Picoli

Curso: Gestão Ambiental


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Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social e Práticas Educativas


Líder do Grupo: Tânia Maria de Freitas Rossi

Curso: Pedagogia


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Edital 2017



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Formulário Bolsa de Grupo de Pesquisa 2017



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Direitos Fundamentais e Políticas Públicas


Líder do Grupo: Adriano Portela de Amorim
Curso: Direito


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O impacto socioeconômico da IES ICESP / Promove no Guará - DF


Líder do Grupo: Luciana de Sousa Cavalhero Alves
Curso: Administração


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Grupo de estudos em manejo & produção de mudas de espécies agronômicas, florestais e zootécnicas no bioma cerrado: Uma ação de educação e responsabilidade social


Líder do Grupo: Marcelo da Silva Marinho
Curso: Agronomia


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1.1 MB
FOTOGRAFIA: PARALELO ENTRE A COMUNICAÇÃO E A ARTE


Líder do Grupo: Marta Mencarini Guimarães
Curso: Jornalismo


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370.2 KB
Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social e Práticas Educativas


Líder do Grupo: Tânia Maria de Freitas Rossi
Curso: Pedagogia


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Estado, Democracia e Direito.


Líder do Grupo: Graciele Neto Cardoso Lins Dutra
Curso: Direito


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Laboratório de Organismos Aquáticos - LOA


Líder: Tatiana Maslowa Pegado de Azevedo

Curso: Medicina


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Nenhum arquivo encontrado no diretório.

Capacitação Discente

Esta modalidade tem como objetivo promover mecanismos para a capacitação do corpo discente e o intercâmbio acadêmico, oferecendo e apoiando propostas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento.

As propostas de intercâmbio devem ser apresentadas sob a forma de projetos, e obrigatoriamente deve envolver a interação do corpo discente com outras culturas.

Atualmente, os discentes da Universidade Santa Úrsula poderão fazer uso dos Cursos de Extensão e de Pós-Graduação oferecidos pela instituição.

Capacitação Docente

Esta modalidade tem como objetivo promover mecanismos para a capacitação do corpo docente e o intercâmbio acadêmico, oferecendo e apoiando propostas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento.

As propostas de intercâmbio devem ser apresentadas sob a forma de projetos, e obrigatoriamente deve envolver a interação do corpo docente com outras culturas.

Atualmente, os professores da Universidade Santa Úrsula poderão solicitar auxílio qualificação por meio do Programa de Auxílio a Qualificação Docente (mestrado e doutorado).

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Formulário para Capacitação de Docente



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Recursos Internos

Auxílio a Eventos / Publicação

O Programa de Auxílio à Participação em Eventos Científicos / Publicação tem o objetivo de apoiar a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos na instituição e destina-se aos professores, alunos e funcionários.

Os interessados deverão preencher o formulário de solicitação de apoio, anexar os documentos solicitados e entregar todo o material em duas vias 60 dias antes do evento na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

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Formulário de Solicitação de Aapoio



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Financiamento de Pesquisas

A Universidade Santa Úrsula (USU), no Rio de Janeiro, apoia o desenvolvimento de pesquisas científicas organizadas ou coordenadas por professores e pesquisadores da instituição, sob a forma de custeio e aplicação de recursos internos para a compra de materiais permanentes, montagem de laboratórios, materiais de consumo, pagamento de despesas relacionadas às pesquisas, entre outros.

Será dada preferência aos projetos aprovados em órgãos de fomento e que necessitem de contrapartida da Universidade Santa Úrsula (USU). As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa, que serão apreciados pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa – NIP.

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Formulário para Financiamento de Pesquisas



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Organização de Eventos Científicos

Os interessados em realizar eventos científicos poderão apresentar proposta sob a forma de projeto, para a apreciação por parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Os recursos alocados para eventos científicos serão destinados preferencialmente ao pagamento de hora/aula ao pesquisador ou palestrante visitante, aluguel de equipamentos, aquisição de materiais de consumo e material permanente.

Terão prioridade os eventos que envolvem pesquisa e os de caráter internacional, seguidos por nacional e regional, bem como os eventos para os quais já houver auxílio externo e careçam de contrapartida.

(NEX)

Publicação

Periódicos

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa – NIP apoia a criação e consolidação dos periódicos da instituição e fornece suporte aos editores científicos para o funcionamento das Revistas.

Produção Docente / Discente

Este campo serve para a divulgação das produções dos docentes e discentes da Universidade Santa Úrsula (USU). Se você é aluno ou professor da instituição e deseja divulgar algo para a comunidade local, envie o material para o e-mail: nip@usu.edu.br

Veja as últimas publicações:

Em breve

CEP

Professores Rodrigo Chaves e Felipe Asensi

nip@usu.edu.br

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Manual para submissão de projetos na Plataforma Brasil



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Na opção Instituição Proponente, você deverá pesquisar e escolher Universidade Santa Úrsula. Não nos responsabilizamos por Projetos enviados a outro CEP.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS:

Os documentos abaixo relacionados deverão ser digitalizados e anexados durante a submissão do projeto no item “Upload de documentos”. Para pesquisas documentais anexar além da Folha de Rosto o Termo de Autorização da Instituição, o projeto de pesquisa, e o termo de utilização de banco de dados, quando for o caso.

Itens obrigatórios:

1 – Folha de Rosto – Esse documento é gerado na própria Plataforma Brasil. Imprimir, assinar e inserir a data e enviar para o e-mail: nip@usu.edu.br. Você receberá a Folha de Rosto digitalizada e assinada pelo representante da instituição.

2, 3 e 4 –

Termo de Anuência



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Carta de Encaminhamento



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Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarescido



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5 – Projeto de Pesquisa na Íntegra

Itens não obrigatórios:

6 e 7 –

Modelo de Termo de Assentimento / menor de idade



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Termo de Utilização de Banco de Dados



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Para submissão de Projetos de Pesquisa ao CEP da Universidade Santa Úrsula (USU), os documentos acima relacionados deverão ser digitalizados e anexados durante a submissão do projeto no item “Upload de documentos”.

Resolução CNS 196 de 10 de outubro de 1996 (Aprova as Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos).

•    Resolução CNS 240 de 05 de junho de 1997 (Definição do termo ” usuários” para efeito de participação dos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições).

•    Resolução CNS 251 de 07 de agosto de 1997 (Aprova as normas de pesquisa envolvendo seres humanos para a área temática de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos).

•    Resolução CNS 292 de 08 de julho de 1999 (Regulamentação no que diz respeito à área temática especial ” pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira e pesquisas que envolvam remessa de material biológico para o exterior “).

•    Resolução CNS 301 de 16 de março de 2000 (Mantém inalterado o Item II.3 da Declaração de Helsinque: “Em qualquer estudo médico, a todos os pacientes, incluindo àqueles do grupo controle, se houver, deverá ser assegurado o melhor tratamento diagnóstico ou terapêutico comprovado”).

•    Resolução CNS 303 de 06 de julho de 2000 (Regulamentação no que diz respeito à área temática especial “reprodução humana”).

•    Resolução CNS 304 de 09 de agosto de 2000 (Regulamentação no que diz respeito à área temática especial “populações indígenas”).

•    Resolução CNS 340 de 08 de julho de 2004 (Regulamentação das Diretrizes para Análise Ética e Tramitação dos Projetos de Pesquisa da Área Temática Especial de Genética Humana).

•    Resolução CNS 346 de 13 de janeiro de 2005 (Regulamentação para tramitação de projetos de pesquisa multicêntricos no sistema Comitês de Ética em Pesquisa-CEPs – CONEP).

•    Resolução CNS 347 de 13 de janeiro de 2005 (Regulamentação do armazenamento e utilização de material biológico humano no âmbito de projetos de pesquisa).

•    Resolução CNS 370 de 08 de março de 2007 (Critérios para registro e credenciamento e renovação de registro e credenciamento dos CEPs institucionais).

•    Resolução CNS 404/08 (Declaração de Helsinque)

•    Resolução CNS 421/09 (Instituir a reestruturação na composição da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP)

•    Resolução CNS 441/11 (Aprovar as seguintes diretrizes para análise ética de projetos de pesquisas que envolvam armazenamento de material biológico humano ou uso de material armazenado em pesquisas anteriores)

•    Resolução CNS 446/11

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre a CEP da SOEBRAS

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Fale com o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Santa Úrsula (USU)

Atendimento:  6ª feita – 13h às 18h.

Mais informações, envie um e-mail para: nip@usu.edu.br
Endereço para contato: Rua Fernando Ferrari, Nº75, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Procurar:  Professores Rodrigo Chaves e Felipe Asensi

NTCC

1º Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Cursos



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Calendário TCC



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Regulamento



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Documentos

A Universidade Santa Úrsula (USU) acredita substancialmente no poder de formação do Trabalho de Conclusão de Curso, e no seu potencial para preparar os estudantes para o exigente mercado de trabalho.

Para garantir a excelência durante todo o processo de desenvolvimento do TCC, a direção nomeou o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para cuidar de todos os aspectos do TCC.

Recomendamos que todos os estudantes e orientadores estejam familiarizados com os procedimentos e que leiam o Regulamento do TCC, bem como utilizem os documentos listados abaixo para cada etapa do processo.

Apêndice A: Protocolo de entrega do projeto de TCC para qualificação



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Apêndice B: Protocolo de entrega do TCC para a defesa



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Apêndice C: Ficha de avaliação de defesa de trabalho de conclusão de curso



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Apêndice D: Ficha de avaliação de qualificação de TCC



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Apêndice E: Protocolo de alteração ou desligamento do orientador



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Apêndice F: Protocolo de desligamento dos estudantes



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Apêndice G: Protocolo de advertência



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Apêndice H: Protocolo de entrega da versão final



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Apêndice I: Ata de defesa de trabalho de conclusão de curso



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Apêndice J: Ficha de avaliação de qualificação de trabalho de trabalho de conclusão de curso não presencial



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Apêndice K: Termo de Aceite para Orientação de TCC



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Apêndice L: Informações Importantes para a construção do artigo científico



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Formulário de acompanhamento de orientação



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Formulário para Solicitação individual de TCC



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Orientações para a defesa de TCC 1/2017



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