Coleção literária busca aprofundar reflexão sobre Saúde e Direito
08 de Set de 2016
0 Comentários
Direito

Uma coleção de quatro livros focados nas áreas de Saúde e Direito, lançada pelo selo Ágora 21, da Editora Multifoco, busca provocar uma reflexão mais ampla de como se desenvolvem os processos sociais, políticos, econômicos, culturais e jurídicos de efetivação da saúde e os caminhos para o seu aprofundamento. A coleção é o resultado do simpósio Direito e Saúde: diálogos interdisciplinares latino-americanos, realizado em 2015, no Chile, coordenado pelo professor da Universidade Santa Úrsula (USU), Felipe Asensi.

Sob a coordenação dos professores Felipe Asensi, Roseni Pinheiro e Paula Lucia Arévalo Mutiz (Fundación Universitária Los Libertadores), o evento buscou analisar de forma crítica um conjunto de sentidos e conteúdos atribuídos ao direito à saúde na América Latina, para identificar nexos constituintes do processo de efetivação deste direito pelas diversas instituições jurídicas, políticas e sociais.

Durante o evento, foram discutidos conflitos, pactos e negociações submetidas à garantia do direito à saúde. Mais de 100 trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina foram apresentados.

De acordo com Felipe Asensi, “o livro representa a reunião de grandes autores e pesquisadores sobre o direito à saúde na América Latina e tem o propósito de defender a saúde como um direito público e cidadão”.

- A todo momento vemos iniciativas por enfraquecer a saúde pública, então os livros buscam revalorizar a importância democrática da saúde na região – disse o professor Felipe Asensi.

- Os livros buscam oferecer elementos para o aprofundamento da saúde como um direito e isto faz parte de qualquer estudante ou profissional, independente de serem da saúde. As reflexões neles trazidas variam desde a bioética até a judicialização da saúde, então são temas espinhosos e, ao mesmo tempo, desafiadores para quem deseja entender melhor a saúde – explicou Asensi.

O primeiro livro, “Gestão e políticas de saúde”, discute dilemas e desafios da gestão em saúde e a relação com a universalidade, integralidade e participação social. O segundo livro, “Saúde e sistema de justiça”, reflete sobre a interação entre o direito à saúde e as instituições jurídicas, com foco especial nas contradições presentes em seu cotidiano.

Já o terceiro livro, “Saúde e direitos humanos”, propõe uma reflexão sobre os avanços e limites na efetivação da saúde como um direito humano e como isto se desenvolve na América Latina. Completando a coleção, o quarto livro, “Bioética, trabalho e educação em saúde”, fala sobre o modo como a bioética é fundamental para pensar o direito à saúde e em que medida a questão do trabalho e da educação em saúde definem o modo como se efetiva este direito.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00