Comunicado
20 de Set de 2017
0 Comentários
Nota oficial

Aos estudantes, professores, colaboradores e à sociedade em geral.

Há quase 80 anos a Universidade Santa Úrsula (USU) trabalha com a verdade e prima pela qualidade na prestação de serviços e o comprometimento com a produção, conservação e a comunicação do saber.

A despeito da notória excelência reafirmada ao longo de sua história, recentemente a instituição foi incluída em um ranking universitário divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, elaborado com base no Censo de 2012 que, em nenhuma hipótese, mostra a atual situação da USU no cenário universitário.

Nunca escondemos a grave crise pela qual passamos e que culminou no quase fechamento da instituição justamente em 2012, ano referência utilizado para a elaboração desse ranking. De lá para cá, entretanto, nossa história é de vigorosa recuperação.

Ao longo dos últimos cinco anos vem ocorrendo uma vasta reestruturação na USU, ancorada em novos e robustos investimentos e dentro de um planejamento que visa restabelecer a posição da USU entre as mais bem avaliadas Instituições de Ensino Superior do país. Alegramo-nos, aliás, como comunidade, pois os números colhidos de 2015 para cá já demonstram isso.

Em constante crescimento, oferecemos hoje 25 cursos de graduação, curso de mestrado, inúmeros cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão. Nossas ementas estão entre as mais modernas do mercado e nosso quadro de professores é formado por 85% de mestres, doutores e pós-doutores. Em grande parte, a crise também nos possibilitou uma reinvenção que reestabeleceu a universidade em bases preparadas para as exigências contemporâneas, conjugando inovação com tradição.

A Associação Universitária Santa Úrsula recebeu o aporte de novos investidores e gestores justamente para garantir seu reerguimento e a perpetuação da qualidade da educação e da pesquisa que oferece ao país.   

Por fim, é importante destacar que a utilização de Censo defasado como o foi, coloca-a não entre as piores, mas sim rodeada pelas Universidades Federais criadas a partir de 2013 e que também não tinham números para mostrar em 2012. A USU de hoje é, em diversos aspectos, uma nova universidade. Por isso mesmo, não condiz com a realidade ser avaliada em 2017 com base em dados de 2012.

Seguros de que o futuro que vem sendo construído, dia após dia, recolocará a USU no seu lugar de distinta qualidade pioneira, agradecemos a todos que colaboram e participam dessa trajetória de resultados cada vez melhores.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
central.caa@usu.edu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00