Laboratório de mecânica recebe equipamentos de energia solar
03 de Maio de 2018
0 Comentários
Engenharia USU
No mês em que foi anunciado o financiamento de placas de energia solar pelo governo federal em três regiões brasileiras, o Laboratório de Mecânica da Universidade Santa Úrsula recebeu dois sistemas fotovoltaicos da empresa Fox-Prime. O Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Marcelo de Nóbrega, reforça que este terceiro ciclo de doações, realizado no dia 19 de abril, traz mais um diferencial para a universidade.
 
- Acompanhando as tendências da Engenharia, vamos ter um laboratório compatível com essas novidades, mesmo que o Rio de Janeiro ainda não faça parte do financiamento - explica Marcelo.
 
Como funciona o sistema?
 
Alex Oliveira, da Fox-Prime, foi o responsável pela entrega dos sistemas solares que possibilitam a alimentação de cargas e corrente contínua. O primeiro sistema é composto por um módulo fotovoltaico policristalino, um inversor e um carregador ou controlador de carga.
 
- No momento de incidência solar, o módulo fotovoltaico vai captar a energia, transformar a energia solar em energia elétrica, numa corrente contínua, e enviar ao controlador de cargas para carregar a bateria do sistema. O inversor vai transformar essa corrente contínua em corrente alternada para ser utilizada pelas cargas - esclarece Alex.
 
O segundo módulo é um microcontrolador, que tem a função de programar a lógica e os horários para a alimentação da carga, seja em corrente alternada através do inversor ou em corrente contínua pela bateria direta. Sobre ele, Alex explica que o controle da condução de cargas sempre poderá ser programado.
 
- Se deseja alimentar uma determinada carga, com um carregador de celular ou que o for, é possível fazer essa programação através do microcontrolador, módulo inteligente que detém o controle interno para melhor aproveitamento do sistema energético. Além de controlar a bateria, vai monitorar a carga da bateria também, para que o sistema possa utilizar essa energia acumulada - finaliza.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
21 - 2554-8036
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
21 - 3579-0730
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00