Professor e aluno da USU apresentam trabalho no Canadá
03 de Jul de 2017
0 Comentários
Administração

O desenvolvimento das pequenas e médias empresas e o empreendedorismo no novo contexto da globalização foi tema de um congresso em Quebec, Canadá, no mês de maio e que contou com a participação do professor da USU, Lansana Seydi. O mestre do curso de Administração levou para o evento o trabalho intitulado "L entrepreneuriat et lévolution de ses caractéristiques au Brésil” (O empreendedorismo e desenvolvimento de suas propriedades no Brasil) e Rafael Alves Cardoso Machado, aluno do 8º período do curso de Administração.

Ao lado de mais de 40 países, incluindo universidades de peso como MIT (Estados Unidos da América), Seydi mostrou como é a situação do empreendedorismo no Brasil, ou seja, as características desde 2002 até os dias de hoje, vistas as crises cíclicas que assolam a economia mundial.

“O objetivo era ver se essa situação está recuando, evoluindo ou parada. Nessa condição, era necessário ver o perfil dos empreendedores. Assim, a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) classifica os empreendedores em duas classes: empreendedores por necessidade e empreendedores por oportunidades. O empreendedor por necessidade é aquele que, por falta de emprego cria sua empresa e consequentemente seu próprio emprego, enquanto o empreendedor por oportunidade é aquele que tem seu emprego, mas percebe oportunidade no mercado e assim cria sua empresa. Esse tipo de empreendedor faz geralmente um estudo completo do seu mercado antes de começar o negócio. Nessa perspectiva, constata que tem mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade”, explicou.

“Verificou-se também nesse trabalho que o percentual das mulheres na criação de novas empresas tem evoluído a 48% contra 52% dos homens. O que significa que as mulheres estão participando efetivamente do desenvolvimento econômico e social do país”, completou.

Agregar conhecimento

Para o professor da USU, as características principais do professor são: ensino, pesquisa e extensão.

“Assim, os professores devem associar os alunos não só no ensino, mas também na pesquisa e extensão. Por isso, convidei o aluno Rafael para escrever comigo esse artigo, participar do congresso, não só saber pesquisar e escrever artigos, mas também para saber como funciona isso no mundo atual globalizado. Além disso, eu gosto de compartilhar o conhecimento no meio acadêmico”, afirmou o mestre de origem é senegalesa e naturalizado brasileiro há quatro ano.

Lansana Seydi e o aluno Rafael Alves

Segundo Seydi, há a possibilidade de escrever mais um artigo e convidar mais um ou dois alunos. A meta é um congresso em 2018 em Los Angeles, EUA.

Professor da USU desde fevereiro de 2014, Lansana Seydi tem título de doutor há oito anos e mestrado há 14 anos.

“É muito bom dar aula na USU, os alunos são motivados, animados e há uma boa relação entre professores e alunos, as coordenações e os alunos e, entre os professores também. Para assim concluir, vou dizer a USU é minha casa, pois me sinto bem aqui”, afirmou.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
usu@usu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
usu@usu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00