Professora de Biologia USU em Ascensão

Saiba mais...

Professora de Ciências Biológicas da USU tem artigo publicado em revista renomada de Biologia Comportamental

O artigo foi destaque na revista Ethology, uma das mais conhecidas do mundo sobre Biologia Comportamental.

Recentemente, a professora e Coordenadora do Projeto Cavalos-Marinhos, Natalie Freret-Meurer, teve o seu mais novo artigo publicado na Ethology, revista de Biologia Comportamental, uma das mais conhecidas do mundo.
O estudo foi sobre o comportamento de agressividade e defesa territorial em machos grávidos de cavalos-marinhos.

O tema surgiu durante o Mestrado em Ciência do Mar, realizado na Universidade Santa Úrsula (USU), onde Natalie começou a realizar sua observação com dois cavalos-marinhos machos.
‘’Durante o Mestrado, fiz uma observação em campo de dois cavalos-marinhos machos segurando a cauda um do outro de maneira agressiva. A partir desse episódio, me chamou atenção de que talvez os cavalos-marinhos não fossem tão pacíficos quanto a literatura dizia’’, comentou.

Mas, a pesquisa de campo e todos os experimentos para a realização do estudo, começaram somente no período do Doutorado. ‘’Então, no decorrer do meu Doutorado, fiz experimentos em campo com mais de 300 horas de observação, para identificar se esse comportamento agressivo era consistente na população.’’

O estudo durou cerca de dois anos, entre planejamento prévio e execução em campo, que ocorreram em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Ao longo das pesquisas, todos os dados coletados foram levados aos laboratórios da USU, para serem analisados na Universidade, juntamente com a equipe que Natalie coordena no Projeto Cavalos-Marinhos, também na USU

O artigo publicado na íntegra está disponível pelo o link:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/eth.13216

 


Publicada em: 19/08/2021

Notícias Relacionadas: