Qual a nossa parcela de responsabilidade no desenvolvimento sustentável
05 de Maio de 2017
0 Comentários
Juliano Vianello

Entendido como comprometimento ou responsabilidade com questões ambientais, desenvolvimento sustentável também apresenta como pilares responsabilidade social, cultural e econômica. Desenvolvimento sustentável de um país significa crescimento econômico com justiça social que preserve ao máximo as riquezas naturais e culturais.

Muitos acham que Estado e empresas são os únicos responsáveis por este desenvolvimento, mas estão equivocados. Nós, cidadãos comuns, somos os principais vetores deste crescimento sustentável. Podemos deixar de comprar produtos de uma empresa que polui o ambiente, burla mecanismos de controle, usa trabalho semiescravo, não oferece igualdade de gêneros, emprega insumos potencialmente danosos à saúde ou simplesmente não assume responsabilidade social para com a comunidade ao seu redor: usando e qualificando mão de obra local, ou mesmo investindo em outros programas sociais.

Com tantas informações sobre fatos antiéticos, dispomos de produtos substitutos produzidos por empresas comprometidas com causas sociais e ambientais. O que falta então?

Na Alemanha, os postos de gasolina apresentam opções para abastecimento de diesel e biodiesel. O segundo custa mais caro e é menos eficiente, porém polui menos. Apesar disso, existem muitos clientes que só abastecem com biodiesel, pagando mais caro por um produto pior, simplesmente pelo fato de terem conscientização desta responsabilidade.

Quantos dentre nós separam o lixo para reciclagem, evitam o desperdício com a impressora, economizam água ou dão prioridade ao transporte coletivo? Os efeitos no ambiente estão sendo sentidos e serão ainda mais catastróficos se não mudarmos nossos hábitos.

Além disso, quantos de nós dedicamos algum tempo semanal em trabalhos voluntários voltados para o desenvolvimento social e ambiental em nossa cidade? Opções não faltam. Em países desenvolvidos, o grau de participação de voluntários é maior que no Brasil, desde idosos aposentados a jovens.

A consciência de nossa responsabilidade e do papel transformador de nossas ações é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Na frase atemporal de Gandhi: "seja a transformação que você deseja ver no mundo."

 

Juliano Vianello

Professor da Universidade Santa Úrsula

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
2554-8036 | 2553-9681
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
usu@usu.br
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
99818-4135
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
usu@usu.br
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00