curso de Residência

Residências em Saúde

Residências em Saúde da Universidade Santa Úrsula

Os programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Universidade Santa Úrsula (USU) constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a profissionais recém formados na área da saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, incluindo plantão, e duração de 2 (dois) ou 3 (três) anos (Portaria Interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12/01/2009).

Visando sempre o trabalho interprofissional em equipe, as Residências podem ser cursadas por bacharéis em 15 profissões: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica (Portaria Interministerial MEC/MS nº 16, de 22/12/2014).

Tais programas têm como finalidade a formação profissional como orientação para o processo de cuidador, focado na concepção de promoção de saúde, prevenção de doenças ou agravos, recuperação e reabilitação da saúde segundo as necessidades dos seres humanos, tendo em vista os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito à saúde e cidadania.

Ressalta-se que a criação do Programa de Especialização na modalidade de Residência em Saúde da Família e Comunidade (RESFAM), busca responder à política governamental, bem como possibilitar um movimento institucional de transformação, pautado no pressuposto da aprendizagem significativa, com reflexão cotidiana da prática, sobretudo da multiprofissional.

Os programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Universidade de Santa Úrsula são regulados pelas normas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS) e, no âmbito da USU, da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (COREMU – USU), da Reitoria da USU.

Apresentação

Diante da exigência do Ministério da Educação de constituição de uma instância coordenadora em cada instituição para as residências multiprofissionais, foi formada, em 2018, a COREMU/USU. A comissão, no âmbito da USU, é um colegiado assessor da Reitoria da USU.

A esta Comissão compete planejar, elaborar, avaliar, gerir e zelar pela execução dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e atividades correlatas, no âmbito de quaisquer unidades, órgãos, entidades assistenciais e de ensino da Universidade Santa Úrsula e respectivas instituições associadas ou conveniadas; coordenar, organizar, articular, supervisionar, normatizar e acompanhar o conjunto dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde; definir diretrizes, aprovar os editais e acompanhar o processo seletivo de candidatos aos programas, assim como as avaliações de desempenho dos aprovados ao longo do desenvolvimento dos programas; acompanhar e avaliar sistematicamente os programas.

Seus membros reúnem-se com regularidade mínima bimestral para realização de acompanhamento e avaliação dos Programas de Residência vinculados à universidade, bem como questões correlatas à execução de seus projetos.

Coordenação e Mandatos

Coordenador: Dr. Washington Luiz Silva Gonçalves
(http://lattes.cnpq.br/7027903152338471)
Mandato: agosto de 2018 a agosto de 2021

Fisioterapeuta – Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas
Fluminense, Especialista em Fisioterapia Cardiovascular. Mestre e Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Pós-Doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/UFES. Pós-Doutoado em Reparo Tecidual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/UFES. Expertise em Docência e Gestão de Pesquisas Clínicas e Experimentais nas áreas de Reabilitação Funcional e Biofísica Clinica com ênfase em Recursos Físicos e Naturais para Prevenção e Tratamento de Doenças Crônico-Degenerativas. Especialista em Práticas Integrativas e Complementares – PIC´s. Sub-coordenador de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá. Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Santa Úrsula. Participa de linhas de pesquisa nos seguintes temas: Educação em Saúde – Práticas Integrativas e Complementares para Sistema Único de Saúde – SUS; Reparo tecidual e Cicatrização;
Diferenças sexuais e Metabolismo energético; Sistema oxidativo e anti-oxidativo; Radiações não-ionizantes nos tecidos biológicos. Avaliador do INEP desde 2010 para cursos de Graduação, Pós-graduação e Educação Profissional.

Vice-Coordenador: Dr. Raphael Dias de Mello Pereira
(http://lattes.cnpq.br/7113204014933879)
Mandato: agosto de 2018 a agosto de 2021

Possui Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Acupuntura e Saúde da Família e Comunidade. É Coordenador da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá. Membro do Grupo de Pesquisa Intermediação de Saberes e Práticas no Cuidado à Saúde da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

Membro Assessor de Projeto de Pesquisa Multicêntrica Chamada MCTI/CNPq/MS (2013-2015) e FAPERJ (2014-2015). Foi docente do Curso de do Programa Pós-Graduação da Universidade Aberta do SUS com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNASUS/UERJ) em Saúde da Família e Comunidade (2014-2017); do curso de Enfermagem do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2016-2018);do Curso de Extensão em Gestão da Clínica e do Cuidado da Universidade
Federal Fluminense/Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2016-2017) e do Curso de Extensão em Auriculoterapia para Profissionais da Atenção Básica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017-2018). Atua na área de Enfermagem Fundamental principalmente nos seguintes temas: cuidados fundamentais e tecnologias de enfermagem; segurança do paciente; práticas integrativas e complementares de saúde; doenças crônicas não transmissíveis. Tem experiência administrativa em saúde na área da Atenção Básica (Coordenação) e Hospitalar (Supervisão e Direção). Experiência assistencial nas áreas de Saúde da Família e Comunidade, Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Cardiologia intensiva Clínica e Cirúrgica e Oncohematologia.

Regulamento Geral e Atas

Portaria-ATAS(2)

Editais

Calendário de Reuniões

COREME

Orientações e Informações Gerais

Contato com a Coordenação

Coordenador:

Email: 


comeru@usu.edu.br

Telefone:

21 – 3400-4354

Programas

RESFAM

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade:

Coordenação e Colegiado

Regulamentos e Atas

Editais e Resultados

Calendário de Reuniões

RESCUE

Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados de Urgência e Emergência:

REMAH

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar:

REVISA

Programa de Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde:

Processo Seletivo

*EDITAL COREMU/2018 – Tutores e Preceptores

*EDITAL RESFAM/2019 – Residentes

Processo Seletivo para 2019 – Edital 2019 (PDF)

Formulários Gerais

Formulário de Inscrição do Processo Seletivo

Cadastro Geral dos Programas de Residência em Saúde da USU

Termo de Compromisso dos Programas de Residência

Termo de Cooperação Técnico-Científica

Autodeclaração de Saúde

* MODELOS

Modelo de ATA

Modelo de Ofício

Modelo de Circular

Normas, Processos e Resoluções

COSEA – Comissão de Seleção, Exames e Avaliação é órgão assessor da COREMU-USU e subordinado à Reitoria da Universidade Santa Úrsula e da Secretaria Municipal de Saúde SMS/NEPS – Maricá.

NDAE – O Núcleo Docente Assistencial Estruturante é composto por coordenador do programa, por representante de docentes, tutores e preceptores de cada área de concentração do programa (Resolução CNRMS nº 2, de 16 de abril de 2012).

CDA – O corpo docente assistencial é composto por docentes, tutores e preceptores dos Programas de Residências em Saúde (Resolução CNRMS nº 2, de 16 de abril de 2012).

NIP – O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP/USU), coordenado pelo professor Rodrigo Chaves, é órgão da Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, responsável pela administração e estabelecimento dos programas institucionais de pesquisa, bolsas e auxílios da USU. Apresenta caráter acadêmico e interdisciplinar, com a dimensão de sua atuação estendendo-se a todos os cursos da IES e Instituições conveniadas.

– Normas e Procedimentos do Programa Educa/SUS (Mais+Bolsas/USU)

Aprovados

Instituições Colaboradoras

* Secretaria Municipal de Saúde de Maricá – SMS-Maricá: https://www.marica.rj.gov.br/category/estrutura/secretarias/saude/

* Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita – SEMUS: http://www.mesquita.rj.gov.br/pmm/semus/

* Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu – SMS-NI: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/

* Secretaria Estadual de Saúde – SES/SEDS: https://www.saude.rj.gov.br/educacao-em-saude/educacao-permanente-em-saude/documento-orientador